
A EDP , distribuidora de energia elétrica de Guarulhos , Alto Tietê e Litoral Norte de São Paulo, vai investir R$ 2,1 milhões em quatro projetos aprovados na Chamada Pública do Programa de Eficiência Energética (PEE). O objetivo da iniciativa é incentivar propostas que contribuam com a conservação e o uso racional da energia elétrica.
Em Poá, o Hospital Municipal será beneficiado com a instalação de um sistema de geração de energia solar com 114,38 kWp de capacidade, além da substituição de 16 luminárias de maior consumo por LED. Ainda em Poá, a EDP realizará a substituição de 320 luminárias da iluminação pública da cidade comuns por modelos mais modernos com tecnologia LED.
Em Guarulhos, a iniciativa aprovada no PEE é a do campus da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que terá a substituição de 3.346 luminárias de maior consumo por LED e a instalação de um sistema fotovoltaico de 14,30 kWp. Na cidade de São Sebastião, o projeto aprovado contempla a substituição de 551 luminárias da iluminação pública no município de São Sebastião por modelos de tecnologia LED.
LEIA TAMBÉM: Dutra tem marginal do Trevo de Bonsucesso liberada para o tráfego
Os projetos aprovados foram avaliados por uma comissão julgadora formada por colaboradores da EDP, conforme critérios técnicos estabelecidos no edital regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). As propostas deveriam envolver o uso inteligente e responsável da energia, minimizando o desperdício e otimizando a utilização de recursos energéticos, tanto para o setor público quanto para o privado, como melhorias na Iluminação Pública, Hospitais e Entidades Beneficentes.
“Os projetos contemplados na Chamada Pública promovem diretamente o uso seguro e eficiente da energia elétrica, o que resulta na redução do consumo pelas instituições beneficiadas e, consequentemente, das despesas financeiras relacionadas à energia. Importante destacar que além da substituição das luminárias e instalação dos sistemas de geração fotovoltaica, a EDP oferece treinamento às equipes encarregadas da manutenção dos equipamentos para garantir o melhor aproveitamento da tecnologia implementada”, afirma o gestor da EDP, Roberto Miranda.
A tecnologia LED proporciona mais conforto visual e nitidez do que as luminárias antigas, além de contribuir na diminuição do consumo de energia e redução também nos custos de manutenção, uma vez que a durabilidade da lâmpada LED é muito superior ao sistema que estava sendo utilizado. O novo modelo também gera menor impacto ambiental por não conter mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.