
A Polícia Federal deflagrou uma operação nas cidades de São Paulo e São Vicente com o objetivo de prender membros de uma organização criminosa especializada no envio de drogas para a Europa, utilizando o Aeroporto Internacional de Guarulhos como principal ponto de partida.
Com apoio da Polícia Militar, os agentes cumpriram dois mandados de prisão contra suspeitos envolvidos no aliciamento, financiamento e coordenação de “mulas”, pessoas recrutadas para transportar cocaína ingerida em cápsulas.
O destino mais frequente das drogas era Paris, na França. A ação faz parte da Operação C’est Fini, que já havia resultado na prisão de outros integrantes do esquema, incluindo uma mulher detida em 2024. Apesar de cumprir prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, ela teria continuado a atuar no tráfico.
A PF destacou que a operação de hoje teve como foco capturar o último elo conhecido dessa rede criminosa. A corporação também reforçou os riscos da ingestão de cápsulas com entorpecentes, que coloca em perigo a vida das “mulas”, além de ameaçar a segurança aérea e das operações nos aeroportos.
O combate ao tráfico internacional de drogas segue como prioridade da Polícia Federal, que mantém fiscalização intensiva em portos, aeroportos e fronteiras.