O CEU Presidente Dutra será palco de uma roda de conversa com a escritora guarulhense Edilaine Soares. A atividade integra o projeto Vozes do Silêncio, que busca promover reflexões sobre violência doméstica por meio da literatura. A iniciativa, que vai acontecer na próxima segunda-feira (25), às 15h, faz parte das ações do Agosto Lilás, mês que em 2025 marca os 19 anos da Lei Maria da Penha, considerada um divisor de águas na proteção das mulheres.
O projeto, que percorrerá diversos espaços públicos de Guarulhos até outubro, pretende auxiliar mulheres a identificar sinais de abuso, denunciar situações de violência e buscar libertação. Para isso, Edilaine utiliza como base os contos de seu livro "A Violência Nossa de Cada Dia – Quando o Amor Vira Abuso", incentivando a leitura e mostrando como a literatura pode atuar como recurso terapêutico.
“Essa proposta nasceu do desejo de fortalecer a literatura nas periferias, trazendo um tema de grande relevância social”, afirmou a autora.
Segundo ela, as rodas de conversa terão como foco mulheres em situação de vulnerabilidade, incluindo aquelas com deficiência, em um ambiente de acolhimento e reflexão.
O livro foi lançado em julho, na Biblioteca Monteiro Lobato, no Centro de Guarulhos. Desde então, a escritora vem participando de diferentes eventos literários, entre eles a Flipei, a Steamcon Paranapiacaba, a Feira do Livro de São Paulo e a Bienal de Taboão da Serra.
O Vozes do Silêncio foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos (FunCultura) e conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).
Mais informações sobre o projeto podem ser acompanhadas no Instagram da autora: @poesiadoslivros .